Caça Vazamentos

Vazamentos em piscinas

Locais de vazamentos

Podem ocorrer nas paredes, no fundo e/ou nos equipamentos. Para verificar como está a situação que o nível da água se encontra, é essencial analisar duas condições: com as máquinas ligadas e desligadas.

Caso estiver tudo em ordem, é recomendado verificar se a piscina apresenta algum tipo de sinal, como azulejos ou pastilhas soltas, rachaduras, bolhas na estrutura.

Tente controlar a perda de água cotidianamente. Se a água parar de vazar no lugar duvidoso, é porque ele é o ponto do vazamento.

Em piscinas que possuam luminárias, canos, grelhas de sucção, sistema de aquecimento, bomba de hidromassagem, o vazamento também pode estar localizado nesses pontos.

4 tipos de vazamentos em piscinas

Alvenaria (com azulejos/pastilhas)

Um dos principais motivos de vazamentos, é a falta de impermeabilização. Por isso, é importante ter cuidados no processo de planejamento e execução de piscinas de alvenaria.

Geralmente, a microporosidade é uma das causas da perda de água e se consequentemente se torna mais difícil de ser encontrada.

O vazamento pode ocorrer devido a danos no revestimento. Uma solução eficaz é cristalizar as fissuras, impermeabilizar o revestimento ou até mesmo substituí-lo por um tanque de fibra ou bolsão de vinil.

Vinil

Os vazamentos em piscinas compostas por esse tipo de material, podem ter origens distintas: a fabricação precária do material, a ação de pedras ou qualquer agente perfurante, fixação do produto e o final da útil do material em sim, se tornando sujeito ao ressecamento.

Esses tipos de danos podem ser resolvidos com simples consertos. Em casos ainda mais sérios, é indicado realizar a substituição do material por outro vinil ou pela fibra de vidro.

Fibra

Podem vazar devido a danos na estrutura resultante do ressecamento do material ou até mesmo uma instalação mal executada, que cria bolsões de ar e deixam a piscina com um aspecto de deformação.

Outra razão, seria a má aplicação das camadas de fibra, gerando bolhas em suas estruturas.

Para reparar as bolhas, é preciso lixar o local e reaplicar a fibra, usando uma cola específica.

Se o problema for a presença de rachaduras ou partes ocas, o mesmo será apenas verificado e avaliado por especialistas competentes da área, que analisarão o tamanho do prejuízo.

Revestimento de fibra

Se o revestimento da piscina for mal aplicado, as bolhas aparecerão e causarão vazamentos. Outros motivos para vazamentos são o aquecimento da manta e o descuido com as quinas e cantos.

Os consertos são efetuados aplicando fibras nos pontos em que a água estiver escoando. Vale ressaltar que esse tipo de serviço deve ser realizado apenas por profissionais qualificados.

O processo de impermeabilização em piscinas

Esse procedimento é muito relevante para as piscinas e deve ser realizado por especialistas durante a toda a execução do projeto original.

Em outras palavras, impermeabilizar evita que a piscina seja prejudicada pela infiltração e umidade da água.

Serviço de Caça vazamentos

Para detectar se uma piscina está realmente apresentando vazamentos, a solução ideal é uma empresa especializada em vazamentos.

Usando tecnologias avançadas, os profissionais conseguem sem barulhos, “quebra-quebra”, a existência de um problema.

Entre essas tecnologias, destaca-se o Geofone, que é um aparelho eletrônico que detecta vazamentos ocultos e subterrâneos, sem a necessidade de quebra de pisos e/ou paredes.

Funciona com uma espécie de “ultrassom”, que capta ruídos e vibrações de vazamentos em dutos, que tenha até 1 metro de profundidade, dependendo do tamanho do vazamento.

Se não foram identificados logo de imediato, os vazamentos em piscinas podem se tornar muito caros.

Processos e produtos para a proteção e recuperação de piscinas

  • Pó 2: Cimento de pega ultra-rápida para tamponamento de jorros de água, servindo como serviço preliminar para posterior aplicação de argamassas poliméricas.

(Não provoca danos à ferragem da estrutura, produto pronto para uso, sem a necessidade de incorporar outros componentes).

  • Sika Manta Poliéster Tipo III: É uma manta asfáltica, pré-fabricada à base de asfaltos modificados com polímeros e estruturada com poliéster pré-estabilizado.

(É indicado para impermeabilização de: terraços e lajes, pisos, varandas e áreas de serviço).

  • Torodin: Manta asfáltica produzida a partir da modificação física, estruturada com não tecido de filamentos contínuos de poliéster previamente estabilizado.

(Piscinas elevadas, espelhos d’águas elevadas, piscinas elevadas e cortinas (face externa)).

Qual a importância da impermeabilização em piscinas?

A impermeabilização de uma piscina é importante por questões relacionadas à estrutura, sem esquecer de levar em consideração o lado econômico.

  • Vai muito além do cuidado em relação à estética, sendo crucial para a segurança estrutural do conjunto completo.
  • A infiltração pode expor as armaduras e causar processos de corrosão extremamente nocivos.
  • Paredes mal impermeabilizadas permitem o vazamento da água diretamente para o solo, poros e fissuras acabam surgindo, gerando um grande desperdício de água.
  • É preciso gastar mais energia para o devido tratamento e bombeamento da água.

Fatores mais comuns do aumento da evaporação

Saiba como evitá-lo:

  • Agitação da água, que é ocasionada por cascatas ou bordas infinitas
  • Tempo quente ou seco; ventos fortes passando pela superfície da água
  • Aquecimento da água (em casos assim, uma capa também pode ajudara evitar a evaporação da água).

Outras razões que contribuem para a diminuição do nível da água

  • Manutenção (limpeza do filtro de areia)
  • Vazamentos na parte hidráulica (tubulações)

Informações antes de construir uma piscina

Antes de qualquer coisa, primeiramente, é preciso entender que o líquido que se propaga de forma uniforme em todas as direções, tomando o formato do recipiente em que ele está.

Quando falamos sobre piscinas, estamos nos referindo a uma grande quantidade de água, o que consequentemente gera esforços.

Resumindo, o volume de água dentro de uma piscina força tanto as paredes quanto o fundo dela, ou seja, toda a estrutura deve ser resistente e preparada para sustentar tudo isso.

Entretanto, é preciso não se preocupar apenas com a compactação do solo e fundações, mas sim com as paredes da piscina no momento de planejamento do projeto de implantação.