Caça Vazamentos em SP

O que é uma infiltração?

Infiltração se define como uma ação de algum fluído que permeia pelos espaços vazios de algum corpo sólido.

Semelhantes a uma erva daninha, só que das construções, as infiltrações são responsáveis por estragos enormes em escalas inimagináveis.

Identificar a causa, entender a região afetada e aplicar técnicas eficazes, são passos fundamentais para encarar o problema.

Sinais de infiltração por agentes externos

  • Bolhas na pintura
  • Manchas escuras ou umidade excessiva no teto e/ou parede
  • Gotejamento no teto e/ou parede

Em casas ou apartamentos com cobertura, a infiltração da água da chuva no telhado ou na laje, podem se manifestar pelas goteiras no teto.

Já nas infiltrações por lençol freático ou umidade do solo, são ainda mais comuns em casas e em espaços que ficam no subsolo de prédios, como as garagens.

Sinais de infiltração por agentes internos

  • Vazamento de ralos ou tubulações que passam dentro de pisos e paredes
  • Falha no rejunte de pisos ou paredes
  • Fissuras ou outros problemas que se encontrarem na fachada externa do prédio
  • Falhas na impermeabilização do piso de áreas laváveis

Origem da infiltração e os primeiros passos para resolver

Descobrimento vazamento interno (infiltrações)

Fique atento a poças de água próximas a paredes

Esta é a forma mais fácil de descobrir se há alguma infiltração. Caso encontre algum ponto molhado da sua residência, não exite em contatar um profissional de caça vazamento.

As poças mais comuns são encontrados em eletrodomésticos que usam água, como máquina de lavar roupas, ou lava-louças, ou até mesmo no banheiro, perto da pia, vaso ou do chuveiro.

Procure por sinais de descoloração

Caso tenha alguma infiltração, a superfície externa da parede começará a ficar desbotada em alguns pontos.

Sendo a parede feita de madeira, drywall o até mesmo coberta com papel de parede, dê uma olhada com atenção e tente encontrar áreas apagadas ou levemente mais claras do que o restante.

Fique atento a goteiras

Mesmo que a infiltração não tenha causado nenhum problema visível, talvez seja possível detectá-la por meio da audição.

Preste atenção sempre que desligar o chuveiro, dar descarga ou fechar uma torneira. Caso ouça algum barulho vindo de alguma parede mais próxima, chame um profissional de caça vazamento.

De olho na conta de água

Nas épocas mais frias, uma família de 4 pessoas costuma usar em média 45 mil litros de água. Caso a conta demonstrar um valor muito mais alto do que você costuma pagar, pode ser indício de que há algum vazamento.

Veja se há alguma calha entupida

Caso o vazamento não esteja vindo dos canos, pode ser que tenha alguma calha entupida.

Quando ela não consegue escoar, o excesso de água da chuva escorre pelo telhado e paredes, o que resulta em infiltrações.

Caso encontre alguma calha entupida, remova o causador do problema, sejam folhas ou galhos de árvores, para que a água possa escoar de forma adequada.

Atenção a mofos

Depois de um tempo sem ser percebida, as infiltrações pode estimular o surgimento de mofos nas áreas internas ou externas das paredes.

No começo, apresentam como um acúmulo de pontinhos preto e/ou marrons. Mas mesmo que nenhum sinal esteja visível, pode ser que o fungo está crescendo dentro da parede saturada pela água.

Atenção: O mofo pode causar alergias e problemas graves relacionados à saúde. Assim que o encontrar, remova-o da parede e conserte o vazamento o mais rapidamente possível, exitem profissionais de caça vazamentos que são especializados nesse ramo.

O que causam as infiltrações?

As infiltrações podem ser ocasionadas por umidade, goteiras ou problemas com a tubulação. As causas são diversas, por isso é muito importante do rápido diagnóstico antes de tomar qualquer decisão.

A primeira justificativa atinge os locais, ou seja, quando uma construção não foi feita com a impermeabilização adequada, com materiais que são capazes de inibir a penetração da umidade nas paredes.

A segunda, são as goteiras. A terceira, se dá pela quebra da tubulação, que podem acontecer por muitos motivos, como a idade avançada da instalação hidráulica ou aumento da pressão.

Quais os riscos das infiltrações?

Os principais riscos que as infiltrações podem oferecer está diretamente relaciona à saúde dos moradores. Isso devido ao fato que ambientes úmidos são mais propícios ao surgimento de seres nocivos à saúde humana (como fungos, mofos, ácaros, etc).

Outro risco está ligado às questões estruturais que envolvem a construção do edifício, pois a umidade deteriora, fazendo com que ela perca as suas propriedades, o que pode acarretar a queda da edificação.

Entre as ações causadas pela umidade, o surgimento de ferrugem nas estruturas metálicas, perda de coloração nas paredes, criação de bolsões ocos dentro dos pisos e paredes, se tornará constante.

Importância da manutenção constante para evitar infiltrações

“É melhor prevenir do que remediar”.

Infiltrações são problemas muito graves e trabalhosos de serem consertados, pois demandam um “quebra quebra” no ambiente.

A melhor forma de se resolver a questão, é contratar um trabalho preventivo com profissionais especializados nesse assunto, conhecidos como caça vazamentos.

Diferença entre infiltração e vazamentos

Uma infiltração, geralmente é causada pelo excesso de umidade ou pela passagem de água em alguma rachadura presente nas paredes ou no teto de alguma construção.

Um vazamento, é causado por alguma abertura ou buraco em uma passagem ou saída de água.

Afinal, como prevenir infiltrações?

  • Verifique periodicamente torneiras e sifões dos banheiros e na cozinha, em busca de vazamentos
  • Faça o mesmo com os rejuntes de áreas molhadas (banheiros, cozinha, área de serviço, garagem)
  • Não ignore nenhum dos sinais descritos nesse artigo. Caso identifique qualquer um deles, chame um profissional especializado.

Infiltrações: Quem chamar?

Para as infiltrações de dentro para fora, existem empresas especializadas em caça vazamento.

Os excelentes métodos utilizados são não destrutivos e baseiam-se nas pesquisas de ruídos.

A Caça Vazamento Nova Casa, possui os melhores profissionais do mercado, com grande experiência e engajamento quando o assunto é fazer um trabalho de qualidade.

Chame a Empresa de Caça Vazamentos e faça um orçamento agora mesmo.