Caixa de Gordura Entupida? Saiba o que fazer

Uma caixa de gordura entupida pode representar sérios problemas para a maioria dos proprietários de imóveis. E acredite se quiser: o seu entupimento é mais comum do que se imagina, mas nem todos sabem como resolver o problema e acabam provocando quebras de piso, perdendo tempo e dinheiro.

É importante sinalizar aqui que a melhor forma de ter sua caixa desentupida é sim contratar uma desentupidora de caixa de gordura. Estes profissionais terão como avaliar a extensão do problema e executar o desentupimento sem quebras ou desperdícios.

No entanto, se o entupimento não for grave, é possível que você mesmo possa realizar a desobstrução e limpeza. Logo abaixo, colocamos um passo-a-passo bem simples para executar o serviço. Confira:

Desentupindo sua Caixa de Gordura

As caixas de gordura acabam entupindo por conta de dejetos vindos principalmente durante a limpeza de louças e da cozinha de um modo geral. Todos estes dejetos, inevitavelmente, precisarão ser retirados para garantir o correto escoamento da água.

A maioria das caixas de gordura são projetadas para evitar que o encanamento também seja obstruído, o que é uma ótima notícia, afinal, você só vai ter que se preocupar mesmo com a caixa de gordura.

Mas, por outro lado, se o encanamento estiver entupido, é melhor chamar uma desentupidora de caixa de gordura para resolver o problema. Se for apenas a caixa de gordura, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Para iniciar o desentupimento, é aconselhável que você use roupas velhas e alguns acessórios de segurança, como máscara de proteção, luvas e botas de borracha. A máscara é necessária por conta do mau cheiro.
  2. Reserve à parte sacos de lixo (com plástico resistente para não rasgar). Serão estes sacos que irão receber todo o material retirado de dentro de sua caixa de gordura.
  3. Com cuidado e ferramentas apropriadas, abra a tampa da caixa de gordura de sua casa. Geralmente há uma alça para que isto se feito.
  4. Com as mãos, retire toda a gordura de dentro da caixa. Você pode usar também, dependendo do tamanho e profundidade, conchas ou baldes para recolher os detritos. Jogue toda esta gordura nos sacos de lixo reservados e feche-os bem quando já estiverem cheios.
  5. Retire toda a sujeira até que nada reste dentro da caixa de gordura além de líquidos. Feche a tampa.

Obs.: alguns modelos de caixa de gordura possuem cestas removíveis o que facilita e muito este procedimento de limpeza.

Quando Chamar a Ajuda de um Profissional?

Apesar da limpeza de uma caixa de gordura ser teoricamente fácil, na prática, não é bem assim. Além disso, pode haver entupimento de tubulações e outros detritos mais difíceis de serem removidos e, neste caso, todo o seu trabalho terá sido em vão.

Deste modo, a melhor relação custo benefício é mesmo contratar uma desentupidora de caixa de gordura. Estes profissionais poderão utilizar, por exemplo, o método de limpeza por aspiração, que é muito mais rápido e prático, além de destinar todos os dejetos para um local adequado.