4 Dicas Infalíveis para Desentupir seu Esgoto

Canos entupidos com gordura e outros tantos detritos são muito comuns relacionados ao encanamento da cozinha e afetam diretamente o seu esgoto.

Isto acontece porque há descarte incorreto de óleo de cozinha diretamente no ralo da pia ou mesmo restos de alimentos.

Em geral, esta gordura consegue formar crostas tão densas que comprometem perigosamente todo o sistema e se aloja em diferentes pontos do encanamento.

O ideal, para evitar quebras ou comprometimento da tubulação, é chamar o mais rápido possível uma desentupidora de esgotos.

Mas se você mesmo quer tentar dar um jeito no encanamento entupido por gordura, siga as 4 dicas citadas logo abaixo:

  1. Água Quente com Detergente:

Limpe e seque sua pia, observando que não há água no ralo da mesma. Jogue uma colher ou duas de sopa de detergente no ralo e deixe agir por alguns minutos.

Ferva 1 litro de água e jogue-a, ainda em fervura, no ralo com o detergente. Isto fará com que a sujeira se dilua e libere o encanamento.

  • Vinagre e Bicarbonato de Sódio

Despeje duas colheres de sopa de bicarbonato diretamente no ralo da pia, que deve estar limpa e seca.

Em seguida, despeje vinagre (um copo) dentro do ralo e cubra a superfície do mesmo com um pano.

Aguarde de 20 a 25 minutos e jogue água quente diretamente no ralo, para promover a desobstrução.

  • Água Quente com Bicarbonato de Sódio

Despeje duas colheres de sopa de bicarbonato diretamente no ralo da pia, que deve estar limpa e seca.

Em seguida, jogue água em fervura e deixe a solução agir por alguns minutos. Jogue mais água quente em seguida, para a desobstrução total.

  • Pressão D’água

Você pode ainda introduzir diretamente no encanamento abaixo da pia uma mangueira e ligar a água para empurrar a sujeira.

Ao realizar este procedimento, fique atento apenas ao retorno desta água, que pode trazer um jato forte, principalmente se a desobstrução não for bem sucedida.

ATENÇÃO: nunca tente forçar o cano com nenhum objeto perfurante. Se fizer isto, pode danificar sua tubulação e ainda não conseguir desentupir seu esgoto. O ideal mesmo é contatar uma desentupidora de esgotos.

Nada Disso Resolveu: meu Esgoto ainda está Entupido

Isto é passível de acontecer, dependendo da gravidade da obstrução em seu esgoto e no encanamento ao redor.

Além disso, forçar o desentupimento com recursos e ferramentas inadequados pode causar a quebra do encanamento.

Vale lembrar que trocar os canos quebrados é muito mais trabalhoso, pode lhe dar bastante dor de cabeça e pode sair bem mais caro que chamar uma desentupidora de esgotos.

Esta, com profissionais especializados e treinados para lidar com o problema, utilizará equipamentos de alta tecnologia e também as melhores técnicas para garantir o desentupimento total de seu esgoto, sem quebras. Isto favorece e muito a relação custo benefício.

Com a ajuda de um profissional e de equipamentos técnicos apropriados, o problema de entupimento será resolvido rapidamente e, no geral, por um preço que você pode pagar. Lembre-se disso!