Nam suscipit libero

Curabitur lacinia tellus


Donec tristique

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed dosit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut.

Donec tristique

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed dosit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut.

Donec tristique

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed dosit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut.

Donec tristique

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed dosit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut.

Donec tristique

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed dosit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut.

Donec tristique

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed dosit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut.

2500

Vestibulum gravida

2500

Malesuada Fames

90%

Vitae Convallis

1350

Vestibulum vitae Tellus

Vestibulum vitae tellus

Orci varius natoque


Aliquam eget

Magnis Dis Parturient


Proin Tincidunt

Cras Eros Elit


Caça Vazamentos em Piscinas

Caça Vazamentos

Vazamentos em piscinas

Locais de vazamentos

Podem ocorrer nas paredes, no fundo e/ou nos equipamentos. Para verificar como está a situação que o nível da água se encontra, é essencial analisar duas condições: com as máquinas ligadas e desligadas.

Caso estiver tudo em ordem, é recomendado verificar se a piscina apresenta algum tipo de sinal, como azulejos ou pastilhas soltas, rachaduras, bolhas na estrutura.

Tente controlar a perda de água cotidianamente. Se a água parar de vazar no lugar duvidoso, é porque ele é o ponto do vazamento.

Em piscinas que possuam luminárias, canos, grelhas de sucção, sistema de aquecimento, bomba de hidromassagem, o vazamento também pode estar localizado nesses pontos.

4 tipos de vazamentos em piscinas

Alvenaria (com azulejos/pastilhas)

Um dos principais motivos de vazamentos, é a falta de impermeabilização. Por isso, é importante ter cuidados no processo de planejamento e execução de piscinas de alvenaria.

Geralmente, a microporosidade é uma das causas da perda de água e se consequentemente se torna mais difícil de ser encontrada.

O vazamento pode ocorrer devido a danos no revestimento. Uma solução eficaz é cristalizar as fissuras, impermeabilizar o revestimento ou até mesmo substituí-lo por um tanque de fibra ou bolsão de vinil.

Vinil

Os vazamentos em piscinas compostas por esse tipo de material, podem ter origens distintas: a fabricação precária do material, a ação de pedras ou qualquer agente perfurante, fixação do produto e o final da útil do material em sim, se tornando sujeito ao ressecamento.

Esses tipos de danos podem ser resolvidos com simples consertos. Em casos ainda mais sérios, é indicado realizar a substituição do material por outro vinil ou pela fibra de vidro.

Fibra

Podem vazar devido a danos na estrutura resultante do ressecamento do material ou até mesmo uma instalação mal executada, que cria bolsões de ar e deixam a piscina com um aspecto de deformação.

Outra razão, seria a má aplicação das camadas de fibra, gerando bolhas em suas estruturas.

Para reparar as bolhas, é preciso lixar o local e reaplicar a fibra, usando uma cola específica.

Se o problema for a presença de rachaduras ou partes ocas, o mesmo será apenas verificado e avaliado por especialistas competentes da área, que analisarão o tamanho do prejuízo.

Revestimento de fibra

Se o revestimento da piscina for mal aplicado, as bolhas aparecerão e causarão vazamentos. Outros motivos para vazamentos são o aquecimento da manta e o descuido com as quinas e cantos.

Os consertos são efetuados aplicando fibras nos pontos em que a água estiver escoando. Vale ressaltar que esse tipo de serviço deve ser realizado apenas por profissionais qualificados.

O processo de impermeabilização em piscinas

Esse procedimento é muito relevante para as piscinas e deve ser realizado por especialistas durante a toda a execução do projeto original.

Em outras palavras, impermeabilizar evita que a piscina seja prejudicada pela infiltração e umidade da água.

Serviço de Caça vazamentos

Para detectar se uma piscina está realmente apresentando vazamentos, a solução ideal é uma empresa especializada em vazamentos.

Usando tecnologias avançadas, os profissionais conseguem sem barulhos, “quebra-quebra”, a existência de um problema.

Entre essas tecnologias, destaca-se o Geofone, que é um aparelho eletrônico que detecta vazamentos ocultos e subterrâneos, sem a necessidade de quebra de pisos e/ou paredes.

Funciona com uma espécie de “ultrassom”, que capta ruídos e vibrações de vazamentos em dutos, que tenha até 1 metro de profundidade, dependendo do tamanho do vazamento.

Se não foram identificados logo de imediato, os vazamentos em piscinas podem se tornar muito caros.

Processos e produtos para a proteção e recuperação de piscinas

  • Pó 2: Cimento de pega ultra-rápida para tamponamento de jorros de água, servindo como serviço preliminar para posterior aplicação de argamassas poliméricas.

(Não provoca danos à ferragem da estrutura, produto pronto para uso, sem a necessidade de incorporar outros componentes).

  • Sika Manta Poliéster Tipo III: É uma manta asfáltica, pré-fabricada à base de asfaltos modificados com polímeros e estruturada com poliéster pré-estabilizado.

(É indicado para impermeabilização de: terraços e lajes, pisos, varandas e áreas de serviço).

  • Torodin: Manta asfáltica produzida a partir da modificação física, estruturada com não tecido de filamentos contínuos de poliéster previamente estabilizado.

(Piscinas elevadas, espelhos d’águas elevadas, piscinas elevadas e cortinas (face externa)).

Qual a importância da impermeabilização em piscinas?

A impermeabilização de uma piscina é importante por questões relacionadas à estrutura, sem esquecer de levar em consideração o lado econômico.

  • Vai muito além do cuidado em relação à estética, sendo crucial para a segurança estrutural do conjunto completo.
  • A infiltração pode expor as armaduras e causar processos de corrosão extremamente nocivos.
  • Paredes mal impermeabilizadas permitem o vazamento da água diretamente para o solo, poros e fissuras acabam surgindo, gerando um grande desperdício de água.
  • É preciso gastar mais energia para o devido tratamento e bombeamento da água.

Fatores mais comuns do aumento da evaporação

Saiba como evitá-lo:

  • Agitação da água, que é ocasionada por cascatas ou bordas infinitas
  • Tempo quente ou seco; ventos fortes passando pela superfície da água
  • Aquecimento da água (em casos assim, uma capa também pode ajudara evitar a evaporação da água).

Outras razões que contribuem para a diminuição do nível da água

  • Manutenção (limpeza do filtro de areia)
  • Vazamentos na parte hidráulica (tubulações)

Informações antes de construir uma piscina

Antes de qualquer coisa, primeiramente, é preciso entender que o líquido que se propaga de forma uniforme em todas as direções, tomando o formato do recipiente em que ele está.

Quando falamos sobre piscinas, estamos nos referindo a uma grande quantidade de água, o que consequentemente gera esforços.

Resumindo, o volume de água dentro de uma piscina força tanto as paredes quanto o fundo dela, ou seja, toda a estrutura deve ser resistente e preparada para sustentar tudo isso.

Entretanto, é preciso não se preocupar apenas com a compactação do solo e fundações, mas sim com as paredes da piscina no momento de planejamento do projeto de implantação.


Rede Estruturada e Cabeada

Rede estruturada e Manutenção

Rede de computador

Como funciona?

Através de uma rede estruturada com a ligação de dois equipamentos por um meio físico qualquer, sendo eles: ondas de rádio, cabos, infravermelho, Bluetooth, Wimax. Dependendo do meio utilizado, serão necessários equipamentos como Hub, Switch, Router.

Redes estruturadas podem ser designadas como cabeamentos que possuem a capacidade de suportar sistemas que conduzem informações dentro de um determinado edifício.

Cabos

Por sua viabilidade e velocidade de transmissão, o mais utilizado é o cabo UTP (par trançado).

Conectores

RJ45 é o mais usado hoje em dia. Devido à facilidade de encontrar erros e não necessita de configuração avançada e pode ser conectado a vários computadores.

Equipamentos

Alicate de Crimpagem, Alicate de corte, testador de cabos, conectores RJ45 e cabo UTP.

Tipos de redes

LAN: Rede de acesso local, interligadas com equipamentos, placas, processadores e possui a finalidade de troca de dados.

Outros: MAN, WAN (Rede de longa distância)/ WLAN (Rede local de acesso sem fio), WMAN e WWAN.

Modos de transmissões

Digital: Não varia de acordo com o tempo e pode assumir somente dois valores 0 e 1.

Analógico: É transmitido por meio de ondas e varia em função do tempo.

Topologias

Estrela

Anel

São conectados em série, formando um circuito fechado.

Barramento

Os computadores são ligados e um único meio.

Os projetos têm o propósito de oferecer grandes vantagens aos clientes. Onde são destacados a redução no consumo de tempo e gastos de desnecessários com a parada do sistema por uma possível falha na rede.

Em base, é um sistema que engloba diversos meios de transmissão, como cabos metálicos, fibra óptica e sem fio, garantindo assim uma implantação modular da rede com a capacidade de extensão programada.

Em uma rede que esteja estruturada de modo correto, as necessidades dos usuários podem ser atendidas com grande flexibilidade.

As mesmas possibilitam um fácil redirecionamento, contribuindo com um trajeto de transmissão entre quaisquer pontos dessa rede.

Uma conexão máxima feita de forma eficiente e assegurada para dispositivos que contenham disponibilidade preparada para as tecnologias emergentes, diagnósticos e operações são ainda mais fáceis.

Manutenções e/ou implementações feitas com segurança e controle, se tornam ainda mais possíveis com essa estruturação de sistema.

O que é Cabeamento estruturado?

É a padronização de toda uma rede de determinada empresa com o mesmo tipo de conectores e cabos.

Seu principal objetivo é transmitir sinais de voz, dados e multimídia em uma mesma infraestrutura de rede, além de melhorar a performance da rede, reduzindo custos de manutenção e possíveis expansões.

Portanto, se trata de uma rede física que pode combinar cabos UTP, blocos de conexão e adaptadores.

Quando relacionamos o conceito de ambiente de rede, estamos falando de dispositivos que são responsáveis por toda a integração de serviços (telecom e dados), que passam por algumas das instalações do edifício (entrada, armário de telecomunicações e sala de equipamentos).

Tal conceito, surgiu nos serviços de tecnologia de voz, todavia, não tardou para que se tornasse uma solução para atender aos mais variados serviços de dados.

Contudo, devido à grande adoção das empresas e organização por meio das normatizações.

Através dos anos, muitas opções foram surgindo e hoje em dia, temos as redes sem fio (Wi-Fi), que exigem um mínimo de cabos tornando a mudança de layout imediata.

Qual a sua importância?

A padronização do cabeamento estruturado permite independência de protocolos, flexibilização de instalação e fornecedores, facilidades para gerir e crescer.

Sendo assim, a mesma se faz necessário uma alteração de layout em um escritório devido a um remanejamento de pessoal e reestruturação da rede, que ajudará a evitar perda de tempo ao agilizar todo o processo.

Ao suportar muitos dispositivos de telecomunicações, é permitido ser instalado ou até mesmo modificado sem nenhuma necessidade de determinados conhecimentos sobre produtos que se utilizará.

Implementação

Antes de realizar a contratação, é essencial que se verifique se a empresa que presta o serviço, possui credencias de fabricantes.

Outro detalhe, não menos importante e de alta relevância, é toda a atenção possível a parte elétrica e aterramento.

Outro fator importante, é a avaliação da equipe de profissionais que a empresa fornece, principalmente quanto à experiência e utilização das normas técninas.

No momento da implementação, recomenda-se também se ater a extensão do cabeamento, segmentação do tráfico, aparição de possíveis interferências eletromagnéticas e inesperada necessidade de instalações em redes locais virtuais.

O propósito de um cabeamento é promover uma base sólida para o bom funcionamento das redes de informações, visando a longevidade do sistema.

A rede elétrica deve suportar todos os equipamentos que serão ligados ao cabeamento estruturado e que assegure/forneça a qualidade necessária.

Por sua vez, o aterramento deve estar alinhado à rede elétrica, de modo a oferecer toda a proteção e segurança necessárias, obviamente seguindo as normas da ABNT.

Principais normas técnicas

Em sua maioria, são internacionais, ou seja, foram criadas em institutos e/ou associações de nome renomados, como a IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers), TIA (Telecomunications Industry Association) e EIA (Eletronics Industry Association).

É possível destacar as mais conhecidas:

  • TIA/EIA – 568- C.0
  • TIA 569-B
  • ANSI/TIA 606 – A
  • ANSI/TIA 607 – B
  • IEEE -100 BASE – TX
  • TIA/EIA – 568 – C.3

Todos os citados possuem algo em comum: o tipo de cabo que é usado, bem como os limites e requisitos (distância, frequência, segmentos), ou seja, é preciso atender a todas as exigências para um funcionamento eficaz.

A NBR 16264 aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula procedimentos indicados para a instalação de uma rede doméstica, com isso, empresas de tecnologia passam a tê-la como uma referência para instalações profissionais.

Uma estruturação mal feita, pode representar uma porcentagem de até 70%, dos problemas relacionados à área de TI.

Subsistemas que compõem o cabeamento estruturado:

  • Área de Trabalho
  • Cabeamento Horizontal
  • Cabeamento Vertical
  • Sala de equipamentos
  • Armário de Telecomunicações
  • Entrada de Facilidades

O cabeamento estruturado é um grande diferencial competitivo.

Quais cabos podem ser utilizados?

Atualmente, os mais usados são os cabos trançados e o de fibra óptica, sendo eles selecionados conforme os objetivos do negócio/empresa.

Conhecido como “dominado” pelos especialistas, os cabos trançados são utilizados por muitos anos para a implementação de redes.

Entre suas vantagens, podemos destacar o baixo custo e a facilidade para ser adquirido pronto ou através de medida.

O cabo de fibra óptica, possui uma tecnologia que é projetada para atender um grande conjunto de benefícios.

Entre suas vantagens, destacamos que ele é livre de interferências eletromagnéticas e alta capacidade de trabalhar com taxas de transferências de dados.

Embora se destaca pelos benefícios, sua desvantagem é o custo elevado e a necessidade de mão de obra que seja especializada.

Vale ressaltar que a tendência para a migração desta tecnologia é bastante significativa.

Isso, devido ao fato do lançamento do Programa Brasil Inteligente, criado pelo Ministério das Comunicações, que antevê altos investimentos com o objetivo de disponibilizar redes de fibra óptica em uma porcentagem de 75% dos municípios brasileiros.

Resumindo, um sistema de redes estruturados viabiliza uma infraestrutura de cabeamentos que assegura e garante um desempenho previsível, desde que o mesmo seja bem planejado e instalado de forma adequada.